sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Aplicativos do Linux

Matemática:
    Este jogo trabalha a matemática de forma lúdica em que as crianças terão que contar, achar, cuidar e separar os animais, ordenar as frutas e verificar as medidas das árvores.
    Pode se trabalhar na 1º série do ensino fundamental. Além de ter a relação com matemática ela também relaciona com ciências, por trabalhar com uma fazenda, animais e árvores.
    Proporciona ao aluno desenvolver a atenção. Ele aprende brincando nos jogos e tem a vantagem de escolher aleatoriamente o local que deseja explorar.
    O professor pode relacionar a vida na fazenda com a vida das crianças, de como elas tem e o que que contar no dia-a-dia.




1º atividade:
    As vacas vão comer no curral e depois voltarão ao pasto. O aluno terá que clicar no ícone da vaca amarela para dizer que ela entrou e depois no ícone da vaca azul para as que saem. E depois verificar se todas saíram. Trabalhando a associação um a um.


2º atividade:
    O aluno terá que ajudar a galinha a achar todos os pintinhos e colocá-los no ninho.


3º atividade:
    Nesta atividade terão de separar os animais da mesma espécie no mesmo lugar. Deverá contar quantos animais de cada espécie tem e dizer o que tem mais.


4º atividade:
    Os animais escaparam, então os alunos deverão achá-los junto com seus filhotes, como num jogo da memória arrastando os montes de feno para identificar qual animal está atraz.


5º atividade:
    Um dos cavalos quebrou a cerca e os animais estão fugindo, o aluno clicará no botão para cada vez que um animal sair, depois que saiu todos tem que clicar em pronto e aparecerá uma mensagem dizendo se você esqueceu de algum.


6º atividade:
    Para alcançar as frutas é necessário escolher a escada correta para cada árvore, levando a escada até a árvore.


7º atividade:
    Seu Zé colheu frutas do pomar e precisa que os alunos ordenem os cestos pelo número de frutas em ordem crescente arrastando os cestos até o lugar correto.


Atividades complementares:
    Os alunos podem criar suas próprias atividades de acordo com o seu contexto cotidiano.

Nenhum comentário: